Se você empreende e quer inserir seu negócio no mundo digital, já deve ter ouvido falar sobre esses dois termos (mas será que sabe tudo sobre isso?). E aí, qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

 

Vamos falar de tráfego?

Ter o seu próprio site na internet, lindo, fluido, bem escrito, com informações relevantes e excelente navegação, fazendo com que seu negócio chegue a muito mais pessoas é um sonho de quase todo empreendedor. Um parêntese: se você ainda não tem, fala comigo que a My Marketing Digital desenvolve para você rsrs. Mas enfim, o grande intuito de ter um site de ponta é fazer com que seu público entre e navegue por ele, correto? Certo, então agora vamos falar de tráfego pago.

Tráfego Pago é o investimento em plataformas (Google ADS e Facebook ADS, por exemplo) para que mostrem o seu conteúdo para usuários que não estavam procurando por ele. Resumindo: aumenta a visibilidade e as chances de atrair e converter mais clientes. Mas cuidado com o falso cognato: muita gente acaba se confundindo, achando que tráfego pago significa sair pagando internautas para acessar seu site ao longo do dia.

O tráfego pago corresponde aos visitantes que chegam até um site ou um perfil nas redes sociais por meio de anúncios, também chamados de mídia paga, é a estratégia de investir para atrair mais acessos e gerar mais tráfego.

 

Dica da My Marketing: fizemos um conteúdo muito bacana falando sobre estratégias de tráfego pago, com uma outra abordagem! Confira clicando aqui!

 

Agora, vamos abordar um pouco o tráfego orgânico. De forma bem objetiva e didática, constituído por pessoas que utilizam buscadores, como o Google, Bing, Yahoo ou outros, ignoram os anúncios e clicam nos resultados não pagos para chegarem até seu site, o tráfego orgânico é baseado no interesse do usuário por determinado termo de pesquisa.

Para isso, as páginas precisam estar ranqueadas nos primeiros resultados dos buscadores para as palavras-chave. Veja: pesquisas indicam que 71,33% das buscas geram cliques apenas para resultados oferecidos na primeira página dos buscadores.

 

Mas ATENÇÃO:

1 – Você precisa definir estratégia de produção de conteúdo

2 – Ter constância nas postagens

3 – Criar posts que solucionem a dor do seu público

 

Tráfego pago e tráfego orgânico: qual a diferença?

A principal diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico é em relação ao tipo de investimento para cada uma das estratégias. Como o próprio nome diz, a base do tráfego pago é de fato o investimento financeiro. Já no tráfego orgânico, o que é investido é o seu tempo.

As visitas feitas ao seu site dependem em grande parte da questão orçamento. Outros critérios muito importantes são considerados, como a qualidade do seu anúncio e o copywriting. No entanto, o fato de pagar por um anúncio é similar a alugar um espaço em um local estratégico de grande circulação de pessoas, onde todos vão ver sua loja virtual.

Falando agora sobre tráfego orgânico, o público chega até sua marca de forma espontânea e natural. Esses internautas chegam após ver seu conteúdo ou produto e sentirem um desejo, um interesse despertar, uma sensação que a atraia para seu e-commerce, landing page, loja virtual ou rede social.

Em si, o tráfego orgânico não requer custo. Você consegue chamar mais pessoas para seu site apenas produzindo conteúdo de qualidade e desenvolvendo uma boa estratégia de inbound marketing. No entanto, geralmente o micro ou pequeno empresário não dispõe de tempo para conciliar esse tipo de ação com o core business da sua empresa.

Os dois tipos de tráfego podem contribuir bastante com suas estratégias e resultados.

 

Grandes Vantagens em Investir em Tráfego Pago

  • Os resultados vêm mais rápido
  • Não exige conhecimentos de marketing de conteúdo
  • Você pode criar campanhas com objetivos mais específicos
  • Aumenta as conversões de seu e-commerce

 

Grandes Vantagens em Investir em Tráfego Orgânico

  • A relevância é um grande diferencial: 98,09% dos cliques são dados em resultados orgânicos;
  • A lucratividade é algo que você deve considerar: os custos com a aquisição de clientes diminuem, logo o lucro no faturamento também aumenta!

 

Quer saber mais? Conte com a My Marketing Digital que ficaremos felizes em ajudar a sua empresa.