Inicialmente conhecido como weblog (tradução para diário de rede), o blog veio da intenção de gerar proximidade e comunicação com os usuários da web.

De modo geral, o blog é estruturado para receber comentários e compartilhamento de informações entre o autor/proprietário do site e as pessoas que acessam e acompanham o seu conteúdo. 

A sua ideia inicial era de ser usado como um diário virtual, mas foi notado uma oportunidade de crescimento e expansão do reconhecimento no ambiente digital dos sites que continham o blog alimentado com frequência, ganhando seu importante espaço no marketing digital.

 

E por que eu deveria ter um blog?

 

A construção e alimentação de um blog vem se firmando cada vez mais como um passo de grande relevância no marketing digital, seu papel tem sido fundamental para gerar reconhecimento de empresas e pessoas na principal ferramenta de busca do mundo: o Google. Isso porque os mecanismos de busca atuam de acordo com as principais palavras-chaves de um determinado assunto que os usuários buscam na internet.

Portanto, se você quer ter presença e destaque digital sobre um determinado assunto, precisa falar sobre ele repetidas vezes para que você comece a gerar o seu reconhecimento, e a principal forma de fazermos isso de forma orgânica (sem precisar de investimento em anúncios no Google Ads) é através do blog. A sua estrutura é pensada para que você trabalhe com palavras-chaves relativas ao seu negócio dentro de métricas do SEOSearch Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). 

 

Veja aqui como começar o seu blog:

 

A primeira coisa a se pensar antes de começar o seu blog profissional, é entender que você precisa ter disponibilidade para cuidar dele, fazer as postagens periodicamente e trabalhar bem as palavras-chave do seu negócio. 

Após você entrar na mentalidade, você precisa encontrar uma boa plataforma de construção do seu portal que atenda as principais necessidades:  

  1. Responsiva: é indispensável que o seu blog seja acessível de todos os dispositivos, seja de um computador, tablet ou celular sem que se perca nenhuma informação;
  2. Legível: além da necessidade do texto ser bem escrito pelo autor, a plataforma também precisa oferecer recursos para melhorar a legibilidade do conteúdo, com letras de fácil entendimento, formatação dos títulos e subtítulos e a organização visual de todo o contexto;
  3. Fácil navegação: a plataforma precisa ser fácil de manusear e rápida para que o leitor não fique confuso e perca o interesse em dar continuidade na leitura;
  4. Imagens: a possibilidade de inserção de imagens durante o texto é um fator de grande importância para tornar o conteúdo mais dinâmico e visual, busque sempre trabalhar imagens que remetam a sua identidade e tenham relação com o assunto abordado.

Todos esses pontos são primordiais para a boa funcionalidade da ferramenta.

Seguindo todas as orientações e se aplicando bastante para desenvolver a sua presença digital através do blog, você consegue a possibilidade de se posicionar nas primeiras páginas do Google quando alguém pesquisar por um determinado assunto ao qual você já tenha postado algumas vezes. Mas lembre-se, é um ambiente bem competitivo e todos estão trabalhando com o mesmo intuito, então, quanto mais você falar sobre um assunto maiores serão as suas chances de se destacar de forma orgânica. 

Existem excelentes profissionais com expertise necessária para te ajudar a alavancar os seus resultados digitais, trabalhando com as métricas ideais para o seu assunto de foco dentro da redação, da identidade visual, da administração da plataforma e análise dos resultados obtidos, etc., é um trabalho contínuo que requer tempo e dedicação.

Conte com o time My Marketing de especialistas em marketing digital para receber mais orientações e trabalhar com você nessa missão.