Seu logotipo causa impacto direto no seu cliente? Ele representa a sua marca e os valores da empresa? No artigo de hoje, vou te contar um pouco mais sobre a importância de um logotipo autêntico e memorável para o seu negócio. Confira a matéria completa!

 

A importância de um logotipo autêntico e memorável

Vamos começar de um jeito diferente e criativo (do jeitinho My Marketing de ser rs). Quero ver se você acerta esse exercício de associação de palavras!

(  ) Pense em um lanche. O logo dele é um M amarelo enorme.

(  ) Computador e/ou celular com o desenho de uma maçã mordida do lado.

(  ) Roupa. Com uma estampa de Jacaré.

(  ) Marca esportiva. Uma asinha preta.

 

E aí, será que você acertou? Esses são quatro exemplos de logotipos mega bem sucedidos. Todos foram desenvolvidos a partir de um forte estudo sobre a empresa, sobre o seu público alvo e como a marca quer se posicionar no mercado. Não é brincadeira, logotipo é coisa séria. É como uma tatuagem que acompanha você por toda a vida e representa quem você é.

O exemplo do McDonald’s, com seu grande M amarelo. Você sabia que o amarelo (principalmente o tom usado no logo) é uma cor que desperta hormônios ligados à fome? A-HÁ! O estudo de cores é algo que falaremos mais em um próximo conteúdo, então fica ligado! Falando mais sobre o logo, as linhas curvas trazem a sensação de felicidade e emoções positivas. Elas são mais adequadas em logotipos e marcas menos associadas ao mundo dos negócios e mais focadas em laços pessoais.

Assim como a rede McDonald’s, a maçã da Apple, o jacaré da Lacoste e a asinha preta da Nike estão entre os cases de sucesso mais lembrados quando falamos de logos autênticos e memoráveis. A empresa nem precisa falar nada. O logotipo já traz uma forte lembrança afetiva com tudo o que a empresa representa APENAS DE ENTRAR EM CONTATO VISUAL POR POUCOS SEGUNDOS COM SEU PÚBLICO.

Pesquisas recentes descobriram que logotipos corporativos eficazes podem ter um considerável efeito positivo no comprometimento do cliente com a marca – e até no desempenho da empresa. Diferenciar sua marca das outras é essencial para destacar o seu negócio em relação ao seu concorrente. Um logotipo poderoso é de fato um sintetizador de uma marca que é prontamente usado pelos clientes para identificação, diferenciação e associações positivas.

A primeira impressão é a que fica e o seu logotipo é a base para a identidade visual da sua empresa. Você quer esse efeito no logo da sua empresa? Que seu público te RECONHEÇA nele só de ver seu logo? Então fala com a My Marketing! Não perca tempo!